Alteração no cálculo da tarifa de manejo de resíduos sólidos do Demsur surpreende a população
Uma mudança no calculo da tarifa de manejo de resíduos sólidos do Demsur – Departamento Municipal de Saneamento Urbano de Muriaé está gerando insatisfação entre os moradores. A Taxa de Limpeza, presente na conta de água, foi substituída pela Tarifa de Resíduos Sólidos, uma alteração que surpreendeu a muitas pessoas.
De acordo com o Demsur, a taxa de coleta de lixo passou a ser denominada Tarifa de Manejo de Resíduos Sólidos, seguindo uma determinação da Agência Reguladora.
A autarquia informou que agora a tarifa não se baseia mais na quantidade de coletas realizadas nas ruas, mas sim no volume de resíduos gerados, de forma diretamente proporcional ao consumo de água. A assessoria de comunicação do órgão explicou: “Não é justo que uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, pague a mesma tarifa que uma casa com uma família numerosa, ou um estabelecimento comercial que gera muito mais lixo”.
De acordo com o Demsur, essa forma de cobrança é considerada uma das mais justas do ponto de vista técnico e é adotada em quase todas as cidades do Brasil. A autarquia ressalta que agora a população tem mais um incentivo para economizar água, pois encoraja o consumo, também é possível diminuir a tarifa de resíduos.
A Resolução da Agência Reguladora ARIS foi publicada em 31 de março de 2023, quando entrou em vigor.
O decreto está disponível da página oficial do Demsur em: http://demsur.com.br/noticia/2862/agencia-reguladora-publica-resolucao-sobre-tarifa-de-manejo-de-residuos-solidos/