Rosário da Limeira tem Dia de Cidadania

Rosário da Limeira, sediou, em 19 de abril, o Dia de Cidadania. Promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC e Prefeitura de Rosário da Limeira, a ação é uma realização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com apoio do Ministério Público do Estado e parceiros. Este foi o primeiro evento do gênero na cidade e mobilizou centenas de pessoas.

A comunidade esteve presente na abertura do Dia de Cidadania, que aconteceu no ginásio esportivo da Escola Municipal Maria Auxiliadora, com a presença de políticos e autoridades da região. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir às apresentações das bandas de música da Polícia Militar da 4ª Região de Juiz de Fora e da Sociedade Musical Rosário da Limeira, além das performances dos alunos da Escola de Taekwondo Ninjas Ui Sam e dos alunos da Escola Municipal Amélio José da Silva.

A mesa foi formada pelo prefeito de Rosário da Limeira, José Maria Pinto da Silva que recepcionou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins Alves Neto; o Juiz Dr. Juliano Carneiro Veiga, da Comarca de Muriaé; o representante do Ministério Publico do Estado de Minas Gerais, Rolando Carabolante; a promotora de justiça, Dra. Jackeline Ferreira Rangel; a delegada de Mulheres de Muriaé, Dra. Natalia Santos Magalhães; o Comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé, Ten. Cel. Mauro Lúcio; o Comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé, Tenente Dornellas, a presidente da OAB Muriaé, Drª Graziela Porcaro e o professor do curso de Direito e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faminas e coordenador do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), Eduardo de Assis Pinheiro. 

Para o prefeito de Rosário da Limeira foi um dia de festa que vai ficar na história da cidade. “Hoje tivemos um dia brilhante. Através do CEJUSC, juntamos muitos parceiros de diversas instituições para oferecer serviços e cidadanias. Foram muitas entidades envolvidas. Agradeço a todos e, principalmente, à nossa equipe que abraçou o projeto. Finalizamos com o casamento comunitário que coroou com alegria a ação. Estamos muito felizes e orgulhosos dessa festa maravilhosa”, declarou.

O Juiz da Comarca de Muriaé, Dr. Juliano Carneiro Veiga, falou sobre o evento. “É uma ação muito simbólica de promoção da cidadania, do acesso ao sistema de direitos e que mostra a importância das instituições atuarem de maneira coordenada e integrada para facilitar o acesso à população, principalmente quem mora fora da sede da comarca. Esperamos que venham outros como esse, favorecendo o exercício da cidadania por todos”, ressaltou.

A presidente da OAB Muriaé, Drª Gabriela Porcaro, fez coro às palavas do Juiz. “Parabenizo o projeto e acho que atingimos o objetivo. Viemos a convite do Dr. Juliano, para fazermos essa parceria e estamos participando das ações. Pela manhã tivemos a comissão Direito na Escola, quando falamos de um tema muito atual, o bullying. Durante o resto do dia estamos fazendo atendimentos jurídicos e orientações”, disse.

Quem também comentou a ação foi o professor Eduardo de Assis Pinheiro. Ele falou sobre o casamento comunitário, que já é realizado pela Faminas em Muraé e todas as cidades da comarca. “Trata-se de um projeto idealizado pela professora Margarida Espósito, coordenadora do curso de direito, e encampado por uma parceria entre o CEJUSC de Muriaé e os cartórios de registro civil. Já estamos na terceira edição em Muriaé e, aqui e em Laranjal, na primeira, essas em parceria com o Ministério Público e as prefeituras. E assim, já casamos quase 600 casais. Atuamos na comarca de Muriaé e estamos recebendo pedidos de outras prefeituras e dando suporte para que façam a ação em suas comarcas”, explicou.

Entre os serviços prestados à comunidade estavam: audiências de conciliação e mediação; conversão de união estável em casamento; exames de DNA; emissão de documentos como a 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito; regularização de título eleitoral; inscrição e atualização do CADúnico; consulta de benefícios do INSS; retificação de nomes; 2ª via do CPF; atendimentos de saúde; palestras e rodas de conversa; capacitações; entretenimento e atividades culturais.

O ponto alto do Dia de Cidadania foi o casamento comunitário, que reuniu 23 casais. A festa aconteceu em salão decorado, com música da banda da Polícia Militar de Juiz de Fora e foi a realização do sonho dos casais. O momento foi registrado  pelos presentes que não esconderam a emoção.

Deixe um comentário


Outras Notícias