Cisleste e AMM promovem curso de planejamento em compras com base na nova lei de licitação

O Cisleste – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste, realizou em parceria com a AMM – Associação Mineira de Municípios, nos dias 1 e 2 de setembro o curso “Planejamento em compras com base na nova lei de licitações”. O evento aconteceu no teatro Zaccaria Marques em Muriaé e reuniu representantes de diversas cidades consorciadas. O objetivo foi esclarecer sobre a aplicação da nova lei de licitações e sua aplicação nas compras realizadas pelos municípios, além de outros temas relevantes para a área. O curso foi ministrado pela advogada mestra, especialista em Direito Administrativo e instrutora de licitações e contratos da AMM (Associação Mineira de Municípios) no Centro de Qualificação e Gestão Pública, Drª Priscila Ramos Netto Viana.

O idealizador do evento foi o presidente do Cisleste/MG e prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa.  Ele explicou que o encontro foi a segunda etapa de outro curso de aperfeiçoamento com temática semelhante acontecido em agosto de 2021. “Ano passado trouxemos uma capacitação sobre a nova lei de licitação e, agora, estamos abordando a parte mais prática na área de compras, demanda levantada no curso anterior. Aproveito para agradecer aos representantes dos 18 municípios que estão presentes e ao prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino que nos cedeu o espaço. Tenho certeza que todos estão se aprimorando para entregar o melhor serviço às suas respectivas administrações”, destacou.

O diretor executivo do Cisleste, Renê Leite Magalhães, ressaltou importância da educação continuada para técnicos e gestores e a necessidade de realizar a segunda fase do primeiro curso que teve como tema os “Aspectos Essenciais da Nova Lei de Licitações”. “Este curso foi um desdobramento do primeiro, visando ao esclarecimento de dúvidas, com questões mais práticas sobre a execução dos serviços. Então, estamos trazendo esse conhecimento para os cursistas que retornaram a fim de participar do evento. Temos a consciência que este setor tem complicações e precisa de uma atenção maior para evitar problemas. E, também, estamos atendendo a um anseio dos municípios sobre as licitações compartilhadas entre eles”, ressaltou.

 A Drª Priscila Viana explicou a importância do curso. “Trabalhamos a necessidade do planejamento para as contratações públicas, uma fase anterior à das licitações e contratos. Essa etapa é essencial para a definição das características dos objetos a serem contratados e é o ponto para que se tenha sucesso na gestão dos serviços públicos e no oferecimento de serviços de qualidade para a população”, destacou.

Deixe um comentário


Outras Notícias