6º Festival de Cinema acontece em Muriaé
Muriaé recebeu nos dias 21 e 22 de outubro a 6ª edição do Festival de Cinema de Muriaé. O Festival também foi exibido de forma remota pelo site: http://festivaldemuriae.com.br/
A Zona da Mata Mineira é uma grande produtora de conteúdos audiovisuais, em vista disso, os produtores culturais, Euler Luz e Fernanda de Paula, sentiram a necessidade de criar um Festival servindo como uma vitrine, uma janela de exibição, dando visibilidade a esses filmes regionais.
Estão sendo exibidos gratuitamente pelo site oficial do Festival 39 curtas-metragens distribuídos entre Ficção, Documentários, Animação e Infanto-juvenis e acontecerá ainda uma Mostra de filmes Regionais.
Também no site está disponível um Workshop “Estrutura da Produção Cinematográfica” ministrado por Renatta Barbosa, especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais.
Outro destaque do site é a exibição do longa-metragem OSSOS DA SAUDADE, dirigido pelo grande documentarista Marcos Pimentel. O belíssimo filme foi rodado no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Para saber tudo sobre o festival e acessar fotos de cartazes de filmes selecionados e de edições anteriores acesse: http://festivaldemuriae.com.br/
O FESTIVAL
O 6º FCM que conta com o apoio do Fundo Estadual de Cultura, Prefeitura de Muriaé e Fundarte é um evento cultural que busca o reconhecimento e divulgação das produções audiovisuais nacionais e regionais. Ao longo de suas edições, foram construídas versões presenciais e online, possibilitando a permanência desta ação cultural.
Em sua 6º edição, o Festival de Cinema de Muriaé reforça o seu comprometimento com a difusão do cenário audiovisual brasileiro, inovando através da construção de um evento híbrido (online e presencial), com destaque à nossa cidade de Muriaé e possibilitando o acesso para todos os cantos do país.
Ao abrir espaço para filmes regionais, incentiva o cinema regional, com grande interesse do público. Essa forma presencial e online de vivenciar o cinema não é apenas válida, como também necessária. As coisas precisam se reinventar no meio do cenário atual.
A linha curatorial sempre buscou formar uma grade de curtas-metragens criativos, inovadores e de entretenimento, o que assegura um evento agradável a todos os públicos, destinando-se a todos que têm interesse em cinema, tanto na produção, quanto no consumo.
Em suas cinco edições atingiu, de forma inovadora, um grande público, contando com a presença de atores e produtores de prestígio, como o ator Hélio de la Peña, Francisco Gaspar, Teka Romualdo, Clélia Bessa, entre outros. Estiveram presentes também a equipe do Polo Audiovisual da Zona da Mata, incluindo o diretor César Piva e sempre contou com o apoio da mecenas Mônica Botelho.
O Festival de Cinema de Muriaé é uma importante forma de atuação cultural, valorizando e incentivando os talentos mineiros, a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual em suas relevantes produções cinematográficas, possibilitando, de forma gratuita, a democratização do acesso à cultura!