1º Encontro de Motociclistas de São Francisco do Glória reúne participantes de todo o país
São Francisco do Glória viveu um final de semana diferente do habitual, entre sexta-feira (8) e domingo (10). A cidade sediou seu primeiro Encontro de Motociclistas, recebendo visitantes que chegaram a percorrer quase 1.000km para comparecer ao evento. Aproximadamente 150 motoclubes e motogrupos de todo o Brasil estiveram presentes.
A programação contou com visitas guiadas a pontos turísticos da cidade, experiências gastronômicas, shows musicais e muitos momentos de confraternização entre os participantes e os moradores de São Francisco.
O prefeito de São Francisco, Walace Ferreira Pedrosa, fez questão de acompanhar as visitas guiadas aos pontos turísticos. “Ficamos muito satisfeitos ao ouvir, de pessoas que vieram de tão longe, que o povo é muito acolhedor e foi um evento único. Isso nos mostra que São Francisco do Glória tem potencial pra fazer muito mais”, avaliou o prefeito. “Hoje, durante os passeios turísticos, levamos pra conhecer a realidade do nosso povo, a produção de peixes ornamentais, de cachaça artesanal, além do conjunto paisagístico Cachoeira do Bicuíba e todos ficaram encantados”, completou o prefeito.
O evento também teve cunho social. Os motociclistas participantes foram convidados a doar fraldas, que foram direcionadas a pessoas carentes do município. “Mostramos que a solidariedade pode andar lado a lado com o lazer e o entretenimento”, disse o prefeito, que também ressaltou o impacto positivo do evento para a economia da cidade. “Tivemos hotel e pousadas cheios, uma movimentação em todo o comércio, o que fatalmente aquece a economia e nos deixa felizes”, comentou.
André Amaral, o “General”, é presidente da AMMAR – Associação de Motociclistas de Manhuaçu e Região – que abrange municípios em raio de até 200 km. Ele atuou na organização em parceria com a Prefeitura. “Trouxemos toda a nossa equipe de motociclistas, divulgação e marketing para apoio ao evento. Seria um evento regional, mas pelo número de inscrições podemos considerar um encontro nacional, pois tivemos motoclubes de vários estados do país, pessoas que rodaram mais de 700 km para estar aqui”, revelou General.
A filantropia, segundo General, faz parte das ações da Associação. “Temos em nossa região projetos de incentivo a doação de sangue, plantio de árvores, recuperação de nascentes e pessoas envolvidas na Educação no Trânsito, com aulas de pilotagem defensiva, prevenção de acidentes… vamos muito além do hobby”, completou.
Pároco em São Francisco do Glória, o Padre Antônio José de Souza realizou uma “bênção das chaves” das motos durante o evento. “Fiz questão de salientar a amizade, pois é justamente isso que dá consistência à nossa vida. Para aqueles que, às vezes, se perdem em buscas vazias, momentos como este podem incentivar buscas mais verdadeiras, encontrando a si mesmo e saindo do caminho das decepções, com o poder da amizade”, avaliou.
O motociclista Odilon Machado, do Rio de Janeiro, garantiu que foi um dos melhores eventos dos quais já participou. “Tive uma surpresa inenarrável com a receptividade do público de São Francisco. Desde que cheguei fui muito bem recebido, o que me deixou honrado e satisfeito”, contou. “Tenho por regra, em todos os eventos, focar todo o entorno, a cidade, a gastronomia… Então, o passeio guiado tendo a presença do prefeito para nos apresentar as belezas, não poderia ser melhor”, concluiu o participante.