1ª Mostra do Empreendedorismo Juvenil da Escola São Paulo chama atenção na Praça João Pinheiro
Quem passava pela Praça João Pinheiro no sábado (16) se encantava com a 1ª Mostra de Empreendedorismo Juvenil realizada pela Escola São Paulo. Alunos que desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, estudaram e pesquisaram o tema como disciplina fixa e permanente na grade curricular da escola, tiveram a oportunidade de mostrar suas experiências, projetos e até casos bem sucedidos para a comunidade.
O evento foi um grande sucesso e mostrou o comprometimento da escola com o desenvolvimento de habilidades práticas e o incentivo ao empreendedorismo desde cedo. O diretor da ESP, professor Nicodemos Couto, comemorou o sucesso da feira. “Durante todo o ano, nossos alunos tiveram a oportunidade de explorar suas ideias criativas, aprender sobre negócios e desenvolver habilidades essenciais para o futuro. Eles puderam criar seus próprios produtos ou serviços, elaborar planos de negócios, definir estratégias de marketing e, finalmente, vender seus produtos ou serviços para colegas, professores e pais. Agora, a mostra é o momento em que os alunos têm a chance de mostrar tudo o que aprenderam em sala de aula, desde conceitos de economia e gestão, até marketing e vendas”, enfatizou.
Três professores foram responsáveis pelo projeto: Cristian, Davison e Felipe, mas foi Cristian Gomes Lima que, falou sobre o processo. “Esse é o primeiro ano que a Escola São Paulo aplica a disciplina Empreendedorismo e Educação Financeira como fixa na grade de todos os anos finais do ensino fundamental e médio. Para o empreendedorismo, as turmas foram divididas em laboratórios para que os alunos fizessem experimentações de negócios e possíveis atividades lucrativas. E a culminância das experiências foram apresentadas na mostra. Para se ter uma ideia, tivemos grupos com 800% de lucro. Para além de promover o espírito empreendedor e a mentalidade de resolução de problemas entre os alunos, eles também aprendem a enfrentar desafios, a lidar com a concorrência e a persistir mesmo quando as coisas ficam difíceis. Essas são habilidades valiosas que podem ser aplicadas em suas vidas pessoais e profissionais no futuro”, explicou.