Search
Close this search box.

Muriaé recebe, pela primeira vez, espetáculos gratuitos com as palhaças da “Minha Companhia” (Belo Horizonte)

Projeto patrocinado pela Cemig, prevê, de fevereiro a junho de 2024, a circulação por escolas, teatros e praças de seis cidades do interior de Minas Gerais, levando ao público 42 apresentações com palhaçaria, música e teatro

A partir de 19 de fevereiro, quarta, Muriaé se torna, pela primeira vez, palco para os espetáculos da Minha Companhia (Belo Horizonte) – formada pelas palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaina Morse). De 19 a 21.02, quarta a sexta-feira, alunos e comunidade escolar assistem, em primeira mão, ao poético e divertido “AVOAR”, um show das 2 palhaças que traz muita brincadeira e interatividade pra criançada. No dia 22.02, sábado, o espetáculo cênico musical “BOO” – que trata o “ medo”  de forma leve e bem-humorada, poderá ser visto por todo público muriaeense no Teatro Zaccaria Marques. A entrada é gratuita.  

Este projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

Segundo uma das idealizadoras da Minha Companhia, a artista Janaina Morse, diz que um dos objetivo do projeto é levar os espetáculos ao maior número de pessoas. “Cada uma das 6 cidades contempladas neste projeto receberá 7 apresentações. Seis, acontecerão em escolas e uma, será  aberta para todo o público”. Já Maria Tereza Costa, acrescenta: “os espetáculos são leves e divertidos, e misturam música, teatro e palhaçaria. Certamente vão agradar ao público de todas as idades”, afirma. Muriaé é o primeiro destino da circulação, mas ainda estão previstas as cidades de Divinópolis, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Montes Claros e Três Marias. 

EmBOO, terceiro espetáculo da companhia, as palhaças Brisa e Tecla caem de paraquedas no meio de uma floresta inóspita e perigosa. Lá, encontram seus maiores e piores medos, descobrem como sobreviver, enfrentar e superar suas dificuldades com muita coragem. “No Brasil, a gente tem poucos espetáculos de palhaçaria feminina voltados para criança. É uma linguagem que toca o público com a graça, não só do riso, mas também, a graciosidade”, comenta Janaína Morse. 

Com orientação dramatúrgica de Assis Benevenuto e orientação de palhaçaria de Daniela Rosa, a temática foi desenvolvida em cima de pilares de sororidade. “É uma história de superação e enfrentamento. Duas palhaças perdidas, vivendo o desconhecido, mas uma tem a outra e vão passar por essa situação juntas”, explica Maria Tereza. 

BOO, onomatopeia do medo, é um clássico universal da infância, mas pouco debatido com os pequenos, segundo Janaína Morse: “a gente sempre falava em abordar esses temas meio tabu, ‘ditos intocáveis’ para as crianças. Em geral, a palhaçaria tem essa licença de falar de situações difíceis, de botar em evidência certas coisas, porém, de uma maneira subversiva, sutil e divertida”, explica. 

Resultado de pesquisa, experimentação e combinação de múltiplas linguagens, SHOW AVOAR contém somente canções autorais com temas como imaginação, sonho, criatividade e foi pensado para construir paisagens sonoras e lúdicas, com olhar voltado para a criança. Em cena, Janaína Morse e Maria Tereza Costa interpretam oito canções, ao vivo, em variados estilos como pop, reggae, blues, baladas, country e rock, instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão. “Avoar é um espetáculo muito gostoso de fazer e de assistir, porque o tempo todo estamos jogando com o público. Ele é interativo do início ao fim. Tanto as crianças quanto os adultos participam e se divertem muito!”, comenta a artista Maria Tereza Costa.  

“Show Avoar” é a materialização do álbum homônimo contemplado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, na categoria álbum infantil, no ano de 2020. Integralmente autoral, letras, melodias, arranjos sonoros e vocais, são assinadas por Janaina Morse e Maria Tereza Costa. 

SOBRE MINHA COMPANHIA

Com trajetórias artísticas distintas, mas muita afinidade, Janaína e Maria Tereza se encontram, em 2019, e criam a Minha Companhia. De lá para cá, contam com repertório de três espetáculos cênico-musicais – que mesclam a música, o teatro e a palhaçaria. Com eles realizaram inúmeras apresentações em diversos teatros, praças e festivais do país. A companhia também possui dois álbuns musicais: Avoar e Showzaças, lançados na plataforma Digital Soundcloud – sendo “Avoar” contemplado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, categoria álbum infantil, em 2020. 

Em defesa do protagonismo feminino, fortalecendo o processo investigativo de atuação da mulher e sua autoralidade em obras artísticas, a Minha Companhia tem estruturado sua criação na experimentação de uma cena que flerta com diversas linguagens artísticas e suas fronteiras.

SOBRE AS PALHAÇAS

JANAINA MORSE – atriz, palhaça, formadora, musicista, letrista e compositora, atuante na cultura há mais de 20 anos, pesquisadora em comicidade e palhaçaria desde 2007; e 

MARIA TEREZA COSTA – atriz, palhaça, cantora, musicista, compositora, com formação em teatro experimental e teatro musical, reconhecida e premiada na área de atuação e trilha sonora.

Deixe um comentário


Outras Notícias