Search
Close this search box.

Mais uma semana de calor intenso em Muriaé

Depois de uma semana de temperaturas acima da média, os muriaeenses precisam se preparar para dias mais quentes ainda. É que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), anunciou, na quinta-feira (16) nova onda de calor com temperaturas podendo chegar a 38º C e sensação térmica de de 43ºC, ainda hoje em Muriaé. Mas, de acordo com a previsão, o pico na cidade deve acontecer no sábado (18), com os termômetros chegando à marca de 41º C nas estações meteorológicas e a mínima chegando a 25ºC, não foi divulgada a sensação térmica.

Em relação às altas temperaturas que vêm assustando a população de Muriaé, especialistas explicam que isso se dá em função do posicionamento dos termômetros. “Esses termômetros de rua são sensores eletrônicos que ficam no interior dessas caixas, expostas a radiação solar, há uma condição de estufa ali dentro. De certa forma, eles até representam uma temperatura geral do espaço urbano, mas têm forte influência, muitos ficam expostos ao sol, então ficam mais aquecido”, esclareceram nos sites especializados.

O coordenador da Defesa Civil de Muriaé, Rahael Anselmo, informou que o ŕogão leva em conta as temperaturas marcadas nas estações do Inmet na cidade.

O Instituto informou que as capitais com dias mais quentes devem ser Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória batendo o recorde de calor no ano com máximas que devem variar de 36°C a 42°C e que 15 estados e o Distrito Federal ainda estão em alerta de “grande perigo” por causa dos termômetros elevados.

As altas temperaturas registradas nos últimos dias são consequência da quarta onda de calor deste ano no Brasil. Apesar de ser um fenômeno comum na primavera, desta vez o evento está sendo acentuado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global.

Deixe um comentário


Outras Notícias

Conteúdo protegido. Para compartilhar o site ou notícias use o link ou os botões de compartilhamento.