Casa de Saúde Santa Lúcia inaugura Centro de Obesidade, Diabetes e Feridas
A equipe conta com médica endocrinologista, nutricionista, cirurgiões do aparelho digestivo, ortopedista especialista em pé, enfermeiro com treinamento em feridas complexas, e podólogo
Já está funcionando na Casa de Saúde Santa Lúcia, o primeiro Centro para Tratamento Integrado de Obesidade, Diabetes e Feridas em Muriaé. A unidade, inaugurada na quinta-feira (23), foi idealizada com objetivo de realizar acompanhamento multidisciplinar dos pacientes com diabetes e obesidade e de feridas crônicas. O Centro possui uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento e acompanhamento desses pacientes. A equipe conta com médica endocrinologista, nutricionista, cirurgiões do aparelho digestivo, ortopedista especialista em pé, enfermeiro com treinamento em feridas complexas, e podólogo.
O Centro dispõe de câmera hiperbárica que, muitas das vezes, é uma estratégia para ajudar no fechamento das feridas mais complexas. A expectativa é realizar 25 cirurgias bariátricas ao mês, abrangendo toda a região, além dos cuidados com as feridas dos pacientes com feridas crônicas.
A médica endocrinologista Drª Rayla Felizardo, falou sobre a importância de um acompanhamento multidisciplinar desses pacientes. “É muito importante que o paciente tenha o acompanhamento e monitoramento de uma equipe especializada para que possamos otimizar todo o tratamento e, ao mesmo tempo, acolher com carinho esses pacientes que muitas das vezes, já possuem traumas e dificuldades de aderência ao processo! Nossa intenção é avaliar o paciente como um todo, para que possamos discutir com toda a equipe como otimizar o tratamento. A realização da cirurgia bariátrica ou um desbridamento de ferida não se resume em apenas um ato operatório. Esse paciente precisará de cuidados clínicos após o procedimento e acompanhamento”, explicou.
A médica ainda explica que pacientes com diabetes de curto e longo prazo também são monitorados pela equipe. Esses pacientes são atendidos por profissionais especialistas em curativos que vão ajudar a curar e prevenir novas lesões e evitar lesões de órgão alvo, como alterações nos rins, coração, olhos e feridas, especialmente nos pés.
O acompanhamento nutricional tem como objetivo potencializar tanto a perda de peso como o controle do diabetes. A nutricionista da equipe, Caroline Fraga Godinho Bouzada, explica como é feito o procedimento. “No tratamento de diabetes faço contagem de carboidratos, para controle glicêmico, isso melhora qualidade de vida do paciente. Também incentivo a reeducação alimentar e uma vida mais saudável e, no caso da obesidade, faço o acompanhamento da parte clínica para o emagrecimento. Em caso de cirurgia bariátrica, é necessária a assistência no pré e no pós-operatório” afirma.
A médica cirurgiã do aparelho digestivo (cirurgiã bariátrica e endoscopista digestiva), Drª Ana Maria Teixeira Rocha, é de Belo Horizonte e foi especialmente convidada pelo hospital para fazer parte da equipe. “Nosso objetivo é o tratamento multidisciplinar, porque a obesidade é uma doença crônica e não tem cura. Então, o que propomos é um tratamento que pode vir a incluir cirurgia, que é uma forma de controle da doença para que a pessoa leve uma vida saudável, sustentável e duradoura. Como estamos inseridos em um hospital, podemos contar com serviços em múltiplas especialidades. Somos integrados à rede SUS e pretendemos suprir a demanda reprimida na região. Não existe solução mágica para a obesidade, estamos aqui num esforço mútuo com vários especialistas e instituições se agregando para oferecer um serviço e um tratamento duradouro”, esclarece.
A Casa de Saúde é um hospital tradicional e passa por uma série de inovações. A gerente administrativa da Casa de Saúde – Patrícia Costa Campos, disse que a população com obesidade e diabetes precisa ter suas demandas atendidas. “Essas pessoas, às vezes, são um pouco negligenciadas por não terem uma equipe que cuida delas como um todo. A nossa intensão é oferecer essa acolhida em um centro com todos os profissionais capacitados para fazer o atendimento de forma integral deste paciente”, afirma.
O Coordenador da Regulação do município de Muriaé, Fabiano Alves Oliveira, comemorou a inauguração do espaço. “A Casa de Saúde pleiteou a habilitação para o serviço e a Secretaria de Saúde aceitou em benefício da população. Foi mapeado o território e temos vários pacientes com a necessidade desse serviço. Notamos a dificuldade de acesso ao tratamento e também de enviá-los a outros municípios. Estamos agindo em parceria para desenhar o fluxo mais acessível e possível ao cidadão. A expectativa é dar melhor qualidade de vida aos moradores de Muriaé e região. Ao todo, serão cerca de 90 municípios beneficiados pelo Centro”, afirma. O fluxo para os moradores de Muriaé terá como porta de entrada o Atendimento de Atenção Básica, nas unidades de saúde dos bairros.