Prefeito anuncia possível reabertura do comércio, mas pede consciência da população
Cidade chegou a 11 casos confirmados de coronavírus; oito já foram curados
Em transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito Grego afirmou que haverá uma reunião nesta quarta-feira (29) entre os membros do Comitê Gestor da Covid-19 em Muriaé para pautar uma possível reabertura do comércio na cidade. O prefeito também anunciou que subiu para 11 o número de casos confirmados da doença em Muriaé.
http://www.facebook.com/a.noticiamuriae/videos/1194527587546109/
Novos casos confirmados
Grego atualizou o boletim epidemiológico da cidade durante a transmissão. Segundo ele, no momento Muriaé tem 49 notificações ativas, sendo que 45 em isolamento domiciliar e quatro internados – um em UTI. Os resultados divulgados hoje (28) pela Funed trouxeram três novas confirmações entre os pacientes “em observação”, que estão se tratando em casa.
Com isso, a cidade agora contabiliza 11 casos confirmados da doença, sendo que oito deles já foram considerados curados.
Medidas sobre a reabertura do comércio
O chefe do executivo disse que a reunião acontecerá logo após a publicação da cartilha de recomendações do Governo de Minas, sendo que as deliberações deverão ser anunciadas em nova transmissão, programada para quarta (29) às 19h30.
Grego reafirmou que a conscientização e o empenho de toda a sociedade são fundamentais para que as estratégias de retomada do Comércio sejam seguras e efetivas. Ele lembrou a situação crítica em outras cidades e estados, como Manaus e São Paulo e pediu respeito às regras, principalmente quanto ao uso das máscaras. “É a melhor forma de prevenção ao contágio”, afirmou.
Segundo o prefeito, ainda que as decisões não estejam concretas, já se pode falar em responsabilidade compartilhada por todos quanto à fiscalização, em busca de que todos cumpram as regras de distanciamento, uso de equipamentos e outros. “É momento de mostrar união e sermos exemplo de disciplina, cumprimento das regras. Será a maior contribuição da população para a saúde física, mental e financeira de todos”.
Prefeitura negociará contratos de professores da rede municipal
Objeto de polêmica na cidade, a rescisão dos contratos de dezenas de professores da rede municipal foi suspensa até o dia 30 de abril. Segundo Grego, nesta data será possível renegociar com os contratados. “Melhor pingar que faltar”, disse o prefeito.
“Precisamos lembrar o ‘calote’ que o município levou do governo anterior do Estado. Somente para o FUNDEB, foram R$ 7 milhões que deixaram de vir para Muriaé. Este dinheiro certamente faria passarmos mais facilmente por este momento”, contou.
O prefeito disse também que evitará demissões, mas cobrou maior ajuda financeira do Governo Federal aos estados e municípios. “Sem ajuda, não poderemos cumprir nossos compromissos”, avaliou.
Imagem: Rádio Nac