Prefeito anuncia retorno do comércio a partir de sábado (2) em Muriaé

Campanha “Muriaé Mais Consciente” levará informações para evitar contágio acelerado da Covid-19

O prefeito de Muriaé, Grego, anunciou nesta quarta-feira (29), uma transição do distanciamento social ampliado e a consequente reabertura do comércio na cidade a partir de sábado, dia 2 de maio. Em paralelo, o Executivo lançou a campanha “Muriaé Mais Consciente”, que buscará levar informações necessárias para se evitar uma aceleração no número de casos de coronavírus na cidade.

http://www.facebook.com/a.noticiamuriae/videos/321892538777424/

Diversos tipos de comércios, como o varejista, bares, restaurantes e lanchonetes, poderão retomar as atividades a partir de sábado. Neste primeiro momento, o funcionamento estará restrito aos horários de 12h às 18h de segunda a sexta, e de 8h às 14h aos sábados. Nenhum comércio, fora os considerados essenciais, será autorizado a funcionar aos domingos. Já a Feira Livre deve retomar as atividades somente a partir do dia 10 de maio.

A chamada “Área Azul” de estacionamento rotativo também retomará suas atividades a partir de 2 de maio, nos mesmos horários estipulados para o comércio.

Segundo Grego, uma reunião nesta quinta-feira (30), entre representantes do Comitê Gestor da Covid-19, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também dos feirantes, definirá as regras e adaptações necessárias para esta flexibilização na cidade.

Grego disse que todos os movimentos serão pensados para se evitar o descontrole nesta retomada do comércio. Ele citou a reabertura de um shopping em Santa Catarina, com grande aglomeração de pessoas, como mau exemplo, e disse que não quer ser lembrado como “prefeito coveiro”, como disse nos últimos dias o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

O chefe do Executivo também agradeceu à diretoria da CDL ACE Muriaé “pelas inúmeras sugestões enviadas ao comitê e os muitos diálogos neste período de pandemia”.

Muriaé Mais Consciente – Todos contra o coronavírus

Junto à flexibilização pela reabertura do comércio, a prefeitura também anunciou a campanha “Muriaé Mais Consciente – Todos contra o coronavírus”. Através da distribuição de cartazes e de seus canais oficiais de comunicação, a Prefeitura reforçará a importância de que todos sigam as regras estabelecidas – como o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento seguro.

Médicos alertam sobre uso de máscaras e dizem que distanciamento ampliado pode voltar a qualquer momento

Além de Grego, participaram do anúncio o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo César Oliveira e o médico infectologista Dr. Daniel Licy. Ambos foram categóricos ao afirmar que, caso esta flexibilização cause um grande avanço do contágio de Covid-19 na cidade, o distanciamento social ampliado, sem o funcionamento de comércio, poderá ser retomado.

Segundo eles, esta transição só está sendo possível hoje graças às ações de prevenção tomadas pelo Comitê no início da pandemia.

“Este momento de transição nos tira do distanciamento social ampliado para que possamos ter algumas atividades econômicas e sociais, mas é preciso muita cautela, pois este movimento pode nos levar a um número maior de contágio caso não sejam seguidas as regras”, afirmou Dr. Daniel.

Ambos reforçaram, mais uma vez, a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população, pois é a melhor forma de prevenção. “Pedimos que todos tenham responsabilidade em suas ações, respeito pelo próximo e usem máscaras, reduzindo a chance de contrair ou contaminar o próximo. A campanha ‘Fique em Casa’ continua, a população deve sair apenas para suas obrigações, não para atividades desnecessárias”, continuou o infectologista.

“Comunico à população e aos empresários que a forma que temos de manter essa flexibilização, e até progredir, é seguir as regras, distribuindo os equipamentos de proteção para os colaboradores, exigindo o uso de máscaras pelos clientes, disponibilizando álcool em gel, etc. É necessário entender que esta flexibilização não é relaxamento. Podemos enfrentar dias muito difíceis caso a população e os comerciantes não tenham consciência em suas ações”, concluiu Dr. Paulo César.

Deixe um comentário


Outras Notícias